sábado, 7 de novembro de 2009

Encontro marcante!


Desde o mês passado que fiquei sabendo que o inigualável Eduardo Galeano estava vindo pra cá, para a FLIPORTO, que é a Feira Internacional de Literatura de Porto de Galinhas.

Há quinze dias, comprei o passaporte para o dia em que ele estaria lá, mas fiquei com receio que não desse pra eu dar uma chegada em Porto de Galinhas, em plena quinta-feira.

Pois bem, na quinta-feira foi o maior perrengue lá em Recife; a palestra ia começar as 18:30 e, quando eu consegui sair do Recife, já era 18:10. Cheguei em Porto de Galinhas e era quase 19 horas, mas, para minha alegria, ela estava começando, justamente na hora em que entrei no anfi-teatro.

Bem, a palestra foi simplesmente MARAVILHOSA! Acho que eu nem piscava o olho (hehe).

Quando ela acabou, nem esperei, já fui me levantando e indo ao encontro dele, com livro na mão para ele autografar; devo ter sido a quarta ou quinta pessoa a chegar até ele; ele foi pegando os livros das pessoas, perguntando o nome e autografando.

Quando ele falou comigo, pegando o livro, eu brinquei com ele e disse que eu era um "sentipensador"; ele, então, me perguntou meu nome (ah, o livro era um que eu tinha comprado na quinta mesmo, chamado "Palavras Andantes" e que ele fez em parceria com um pernambucano bem conhecido, o J. Borges, que faz ilustração em literaturas de cordel, com a técnica de xilogravura).

Voltando: ele perguntou meu nome e eu disse que era Jeová Júnior. Ele falou "Que belo nome que você tem!"... E completou: "E que responsabilidade, não?!" Ele, então, estendeu a mão pra mim e demo-nos as mãos... FUI O ÚNICO COM QUEM ELE AGIU ASSIM, APERTANDO A MÃO! ;)

Bem, que o significado do meu nome é lindo, eu sempre atinei isso, mas nunca ninguém tinha sido tão rápido no gatilho pra me dizer da minha responsabilidade, logo assim de "prima": carregar um nome que significa "Filho de Deus".

Jeová = Deus
Júnior = Filho de

Achei isso FANTÁSTICO!!!!

Como a noite tinha sido nada especial (hehe), fui pegar o carro, já depois da palestra, uma vez que achei melhor não esperar o coquetel, porque ficaria muito tarde pra retornar ao Recife. Foi então que me deparei com Ariano Suassuna e, ato contínuo, não perdi a oportunidade... ÓBVIO!!!

Perguntei a ele se ele se importava em dar um autógrafo junto ao do Eduardo Galeano; ele nada disse com relação a isso, mas disse "Em pé?!"

Apenas ri e entreguei o livro pra ele kkkkk

Imaginem, numa única página, ter o autógrafo do Eduardo Galeano e do Ariano Suassuna... Um expoente da literatura latino-americana, que é meu escritor preferido, e um imortal da Academia Brasileira de letras, do qual sou fã de carteirinha... Putz!!!!

Só lamentei porque não me lembrei de cantar pra o Ariano: "Ruthefor...Böh! Em redor do buraco tudo é beira!" hauhauhauhau

PS: depois, vou trascrever umas coisas faladas pelo Galeano, na palestra... Simplesmente maravilhosas!

:)

Nenhum comentário: